Blog

No blog do Grupo Vila, confira textos sobre como lidar com o luto, histórias inspiradoras e muito mais.

Criado em
em O que fazer em caso de morte

Lidando com o luto de um colega de trabalho

Lidar com o luto de outra pessoa costuma ser bastante complicado, independente de quem seja. Para as empresas, é particularmente delicado lidar com o luto de um um colega de trabalho, pois a queda de produtividade e socialização costumam diminuir bastante neste período.

Segundo Mariana Simonetti, psicóloga do Grupo Vila, o ideal seria que todas as empresas oferecessem um suporte psíquico ao funcionário, ou até mesmo um espaço de escuta. “Pequenas ações como um momento de conscientização com os funcionários de forma geral já é o suficiente para contribuir com a saúde e bem-estar deles”, afirma.

A psicóloga também explica que é comum que o funcionário enlutado mude de comportamento e se afaste dos colegas de trabalho, o que pode gerar incompreensão e críticas, fazendo com que a pessoa sofra pelo luto e pela exclusão dos colegas.

“Por isso a necessidade de um acompanhamento e conscientização psicológica, para que não só a pessoa enlutada saiba lidar com os seus sentimentos, mas também todas as pessoas que estiverem ao redor dela”, completa.

Dando essa abertura e construindo esse ambiente saudável, o enlutado se sente mais tranquilo. Mas Mariana alerta: oferecer ajuda é diferente de aceitar qualquer tipo de comportamento com o luto como justificativa. “A assistência deve existir, mas o funcionario não pode se sentir no direito de agir como quiser. É preciso haver compreensão das duas partes”, explica.

O que fazer em caso de morte

O Grupo Vila está pronto para te ajudar. Tire todas as suas dúvidas e saiba o que fazer em caso de morte de um ente querido.

Lidando com o luto de um colega de trabalho

28 de novembro de 2017

a1

Suicídio: é importante refletir a perda para superá-la

18 de setembro de 2017

casal-idosos5-800x420

Dia dos Namorados: viúvos contam como superaram a perda do cônjuge e voltaram a amar

12 de junho de 2017

etiqueta

Confira algumas dicas de etiqueta em situações de Luto

16 de setembro de 2016