Notícias

Confira as principais notícias do Grupo Vila, textos sobre lançamentos, histórias inspiradoras e muito mais.

70265283_2439877809466585_3254370348803555328_n

Criado em
em Corporativo

Grupo Vila amplia capacitação em luto para funcionários

Ação reflete a tendência de mercado de investimentos em treinamento de pessoal

default_user-1603303530O Panorama de Treinamento no Brasil, divulgado neste ano, mostra que em 2018 empresas brasileiras investiram R$ 2,21 milhões em capacitações de colaboradores. O estudo revela que 49% dessas formações foram dedicadas à atividade-fim das empresas. Outros 23% focaram no comercial e 28% no administrativo. Exemplo local que tem focado na capacitação dos funcionários dentro da sua área de atuação é o Grupo Vila, que reúne marcas do segmento funerário.

Dentro da visão de atuação, o Grupo realiza capacitação sobre luto para que seus representantes saibam lidar com os clientes, que em sua maioria são pessoas enlutadas. “Antes, cargos como cerimonialistas e agentes funerários eram o foco do treinamento, mas sentimos a necessidade de ampliar o público e capacitar também para as lideranças, para que, assim, o conhecimento seja multiplicado e os funcionários do Grupo se sintam profissionais do luto”, conta Mariana Simonetti, psicóloga do Luto do Grupo Vila.

default_user-519504256-463882738A abrangência da capacitação está em conformidade com uma das principais missões do Grupo, como conta o diretor Ibsen Vila. “O futuro da nossa atuação é buscar entender esse cliente enlutado e começamos com mudança de pensamento quando notamos que todos na empresa somos profissionais do luto, seja qual cargo for. Existe um terreno muito grande a crescer e estamos nessa missão, está só começando”.

Para o gerente de Recursos Humanos, Eudes Rocha, que foi um dos participantes da capacitação, o momento é um marco para a empresa. “O programa de capacitação em Psicologia do Luto pode ser considerado um divisor de águas na história da nossa empresa. O que nós já fazíamos muito bem, agora podemos fazer em um nível total de excelência. O programa possibilitou a todos os colaboradores entender o que é o processo de luto e, assim, compreender melhor a visão e os sentimentos do enlutado. Isso é fundamental para podermos servir melhor aos nossos clientes”, diz.

default_user-1554993458Ainda segundo Eudes, os ganhos não se limitam apenas à visão profissional. “Com este olhar diferente que conseguimos desenvolver, podemos entender como agir da melhor forma diante desse tipo de situação em casa, com a família, com amigos e outras pessoas. Nossos ganhos foram além de capacitar e treinar. Conseguimos desenvolver o pessoal para além da questão do trabalho”, completa.

“O que falar para uma pessoa em luto?”. Essa é a maior demanda trazida pelo pessoal para a capacitação, de acordo com a psicóloga Mariana Simonetti. “Os trabalhadores que lidam com a morte estão expostos a uma enxurrada de sentimentos. No Grupo Vila, eles não são orientados a absorverem, mas a permitirem sentir aquela emoção que vem no momento e utilizar isso para proporcionar um momento de tranquilidade e despedida neste momento de dor”, finaliza.