Com o objetivo de utilizar a energia elétrica de forma inteligente, administrar racionalmente o consumo de água e tornar as atividades diárias mais eficientes, o Grupo Vila implantou, no Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista/PE, um Sistema de Automação Inteligente (SAI).
Trata-se de um sistema de informática que analisa as diversas situações do cemitério e decide de maneira autônoma a melhor solução para cada setor. "Se na capela estiver acontecendo uma cerimônia, o SAI liga a parte elétrica. Quando escurece, o sistema aciona a iluminação do cemitério. Com a tecnologia, é possível também controlar o consumo de combustível dos veículos, identificar os motores que estão desregulados e, inclusive, distinguir os motoristas que dirigem de forma econômica", explica o gerente de cemitério e crematório, Guilherme Lithg.
O processo de implantação do sistema começou em abril do ano passado e foi finalizado no início deste ano. O gerente explica que toda a tecnologia do SAI, a criação do software, bem como dos equipamentos eletro-eletrônicos para interagir com o programa estão sendo desenvolvidos no Cemitério e Crematório Morada da Paz, o que garante propriedade intelectual sobre o sistema. Toda a operacionalização do empreendimento está conectada à rede SAI. Por ser um projeto piloto, que ainda está em fase de testes e adaptações, apenas Pernambuco dispõe da tecnologia.